Sobre o GEON

O SURGIMENTO DO GRUPO

O GRUPO ESPÍRITA O NAZARENO (GEON) surgiu da iniciativa de um grupo de amigos interessados nos ensinamentos da Doutrina Espírita, no qual se reuniram de forma organizada e disciplinada para estudar os livros de Allan Kardec e outras obras Espíritas.

As reuniões iniciaram na casa de um dos membros, mas com a chegada de novos integrantes, foi preciso encontrar um espaço neutro para realizar as reuniões de estudo. Mas antes mesmo de mudar de endereço, o Grupo já possuia um nome.

A ESCOLHA DO NOME

É certo que muitos de nós já ouvimos ou lemos algo sobre Jesus, mas para nós Espíritas, Jesus é o Ser mais elevado que habitou a terra, guia e modelo para toda a humanidade. Todavia, para melhor explicarmos a escolha do nome O NAZARENO iremos relembrar o nascimento de Jesus.

Nascimento de Jesus

Viviam em Nazaré, uma pequena cidade da Galiléia, Maria e José. Naquele tempo, o imperador Cesar Augusto decretou um recenseamento, e por isso cada pessoa deveria se registrar na cidade onde havia nascido, como Maria e José eram de Belém, para lá partiram.

A viagem era muito longa e Maria estava grávida. Em vão procuraram em Belém um lugar para hospedarem-se, como não acharam, ficaram numa mangedoura, lugar onde normalmente os animais dormiam à noite. Foi neste singelo local que nasceu Jesus.

O Rei Herodes soube do acontecimento e, sintindo-se ameacado por existir um “novo rei”, mandou matar todos os meninos de 0 a 2 anos, sendo assim, Maria, José e o pequeno Jesus tiveram que fugir para o Egito. Todavia, só quando Herodes morreu, anos depois, Jesus e a família puderam voltar a sua cidade, Nazaré.

Embora Jesus tenha nascido em Belém, mas por ter ido ainda jovem para a cidade de Nazaré com os pais, Ele ficou sendo conhecido como Jesus de Nazaré ou Jesus o Nazareno, lugar onde cresceu e deu início ao trabalho de redenção da humanidade.

Portanto, o nome Grupo Espírita O Nazareno (GEON) é uma pequena homenagem ao Mestre dos Mestre, Jesus. Foi Ele mesmo que anunciou a vinda do Consolador prometido: o Espiritismo. No qual vem nos esclarecer os aspectos ainda não compreendidos das lições deixadas pelo próprio Jesus; despertando em nós novos valores morais, inspirando-nos a seguir a vida de forma otimista e solidária.

SOBRE AS REUNIÕES

O GEON mantém reuniões regulares no qual são estudadas as obras básicas de Allan Kardec, enfatizando O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, além de outras obras espíritas.

As reuniões de estudo feitas pelo GEON são gratuitas e públicas para todos os que se sentem motivados pelas ideias da Doutrina Espírita.

Idioma dos estudos: PORTUGUÊS

Local dos estudos: DE WONNE – Noorderhagen 25, Enschede – Região: Overijsel – Países Baixos (Holanda)