Superação dos conflitos oriundos do passado

Cuidados especiais para a superação dos conflitos oriundos do passado

Não poucas vezes manifestam-se como rigidez corporal, tensões musculares, como se anéis vigorosos imobilizassem o paciente, que se angustia em processos respiratórios deficientes, entrecortados, inibidos, como resultado de ocorrências perinatais, tormentos experimentados na infância, mas cujas matrizes remontam às existências passadas, desencadeadoras dos mecanismos aflitivos da atualidade…

Em casos dessa natureza, a terapia bioenergética de Reich propicia a libertação dos movimentos, a aceitação do corpo, rompendo os elos retentores e facultando a integração harmônica do ego com o Self, sem prejuízos psicológicos para o ser consciente.

Em outros conflitos mais complexos, nos quais as heranças do inconsciente coletivo são mais constritoras, as propostas freudianas, junguianas, behavioristas oferecem mananciais terapêuticos de resultados eficientes e libertadores.

A realidade, no entanto, é que nesse empreendimento – a busca da auto-realização e da paz -, todos necessitam da experiência e das terapias especializadas, de que se fazem instrumentos os verdadeiros missionários das ciências psíquicas e psicológicas para a saúde e o bem-estar, a paz e a alegria perfeita.

Livro: Orientação terapêutica à luz da Psicologia Espírita. Psicografia de Divaldo Pereira Franco, ditado pelo espírito de Joanna de Ângelis (Referência ao livro: Despertar do Espírito. Autor: Idem)