A prece

Orar é o ato de dirigirmos nosso pensamento a Deus para adorá-lo, agradecer-lhe o bem que nos faz ou pedir-lhe o que necessitamos.

Quando orarmos é bom escolher um lugar sossegado e, pensando firmemente em Deus, pronunciar a nossa prece. Entretanto, podemos orar em qualquer parte, porque Deus estando em todos os lugares sempre ouve a nossa prece.

A oração deve ser feita com palavras simples e sinceras; Deus somente atende aos que oram com sinceridade e confiança.

Antes da oração precisamos purificar os nossos pensamentos; se tivermos prejudicado ou ofendido um nosso próximo, devemos ir pedir-lhe que nos perdoe; se alguém nos ofender ou prejudicar, nós devemos perdoá-lo de todo o coração e esquecermos completamente o mal que nos fez; depois, com a consciência em paz podemos orar.

Em nossas orações devemos pedir a Deus que nos auxilie na vida, desvie-nos do mal, tornemos humildes e bondosos e nos conceda coisas úteis ao nosso progresso espiritual.

A prece sempre nos beneficia; fortifica nosso espírito; dá-nos resignação e paciência;
conforta-nos nas horas de sofrimento; livra-nos do desânimo.

Temos também o sagrado dever de orar a Deus pedindo-lhe pelos nossos irmãos que sofrem; pelos doentes; pelos ignorantes e maus; pelos nossos inimigos; pelos nossos entes queridos que já deixaram esta vida.

É bom adquirirmos o hábito de orar todos os dias às mesmas horas; ao acordar de manhã,
nosso primeiro cuidado deve ser orar agradecendo ao Pai a noite que nos deu e pedindo-lhe que nos livre do mal durante o dia; ao meio-dia devemos pedir a Deus que em sua misericórdia, alivie o sofrimento dos que estão nos hospitais, nas cadeias, nos leprosários, nos manicômios, nos asilos. Antes de dormir oremos a Jesus pedindo-lhe que nos dê a sabedoria e nos ensine a ser compassivos como ele o foi.

Lembremo-nos de que Deus atende aos nossos pedidos se estes pedidos forem justos e
servirem para o nosso progresso ou para aliviar a dor dos que sofrem.

E para que alcancemos uma graça de Deus é preciso que nós nos esforcemos por merecê-la;
sem merecimento nada se alcança.

Peçamos sempre para os outros. O que pedirmos a Deus para nossos irmãos, isso mesmo
Deus dará a nós também.

Livro: 52 Lições de Catecismo Espírita. Autor: Eliseu Rigonatti.