O Livro dos Espíritos completa 154 anos

O LIVRO DOS ESPÍRITOS:

Neste mês de abril, O Livro dos Espíritos completa 154 anos de lançamento. A obra apareceu, em primeira edição, em Paris a 18 de abril de 1857. O surgimento desse livro marca o início do Espíritismo na Terra.
 
O Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; em seu frontispício, lemos: “Filosofia Espiritualista”.
Algumas vezes nos perguntamos o que é filosofia. A palavra, dizem, surgiu quando se nomearam Sócrates de “sábio”. O grande pensador disse que não era sábio, mas simplesmente “amigo da sabedoria”. Na língua grega, a expressão amigo da sabedoria, pode ser traduzida por philos de Philia (φιλία) mais Σοφία, “sofía” (segundo nos informa a Wikipédia. Portanto filosofia (Philos + sofia), quer dizer amizade ao saber.
 
Esse episódio, se verdadeiro, nos mostra a modéstia de Sócrates.
 
Com o tempo, surgiram muitas definições para Filosofia. August Conte, por exemplo, definiu o filósofo como “um especialista em generalidades”. O que nos leva a crer que os filósofos tratam de todos os assuntos, procurando entender os porquês das coisas.
 
O Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita como um todo. Todos os assuntos abordados nas obras subsequentes desenvolvem os temas de modo sintético.
 
Os temas ali tratados estão divididos em quatro partes:
 
1) Causas primeiras
2) Mundo Espiritual ou dos Espíritos
3) Leis Morais
4) Esperanças e Consolações
 
A exposição é feita de modo admiravelmente sábio e pedagógico. Compõem-se de 1019 perguntas e respostas, sabiamente elaboradas e respondidas por inteligências superiores.
 
Os grandes problemas do destino e da dor estão resolvidos com uma firme lógica. O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? Porque sofremos?
Perguntas respondidas satisfatoriamente após a publicação de O Livro dos Espíritos. Nossas dúvidas sobre a vida são expressas e resolvidas de modo simples, conciso; com uma sabedoria ímpar.
 
O Livro dos Espíritos foi editado em diversos idiomas:
Francês, Português, Inglês, Alemão, Russo, Esperanto, etc.
 
Na internet existem edições em formato PDF disponíveis gratuitamente.
 
É um livro para leitura, estudo e meditação; um companheiro para a vida toda.

por Isoláquio Mustafa Filho

(Membro da Federacao Espirita Pernambucana e Fraternidade Espírita da Campanha do Quilo PE)